Lixos...
Hoje, a nossa aulinha vai ser sobre lixo.
Pelo menos isso escutei umas 2 vezes desde que cheguei aqui.
Você já viu algum lugar que as pessoas tomam muito cuidado com lixo? Sim, este país é o Japão.
Basicamente, o lixo é segregado em três frentes: Os carburantes, não-caruburantes e os recicláveis. (Tá mais para aula de Química do que de lixo, né?).
Os Carburantes e não-carburantes são basicamente aqueles que queimam e não queimam respectivamente, levados realmente ao pé da letra.
Os recicláveis são basicamente, lixo orgânico, plástico, garrafas pet e similares, papelão de embalagens e lata de alumínio.
Você deve estar perguntando, `Ué, mas papelão é carburante, não é?`. Aí eu respondo, pequena criança, `Sim, mas ele pode ser reciclado. E a prioridade é para a reciclagem`.
O pior de tudo é que existem dias para você jogar o lixo. Por exemplo, o lixo orgânico e carburante são recolhidos duas vezes por semana. Os recicláveis de 2 a 4 vezes ao mês. Os não-carburantes 2 vezes ao mês.
Daí, por exemplo, se de repente você fizer aquela feijoada - que joga um monte de parte orgânica fora, como casca, ossos e banha - no meio da semana, você vai ter que aguentar o cheiro até o dia em que o lixo vai ser recolhido de novo. Aí, você vai ter que ficar olhando para aquele plastiquinho amarelo de lixo orgânico deteriorar, ou você põe na geladeira antes de decompor.
Se sua estante de metal se tornar inútil no dia seguinte do dia dos lixo não-carburante, você tem que esperar com ele dentro de casa, pelo menos 15 dias.
Se você fizer uma festa em que bebeu muitas latinhas de cerva para comemorar o dia em que o lixo reciclável (lata) foi recolhido, Tem que esperar duas semanas com as latinhas em casa até se livrar dela.
E assim vai. Se você viaja e perde alguns dias. É pior ainda. Você não sabe o que tem mais em casa. Se é lixo ou tranqueira. Mas no fundo tudo é lixo, então 80% da sua casa tem lixo.
O pior de tudo, é que você tem que jogar o lixo até as 8 horas da manhã. Ou seja, agora que estou de férias, eu tenho que acordar umas 7:30 só para despachar o lixo. E não se pode deixar na noite anterior por causa dos corvos.
E falando em tranqueiras, o difícil também é distinguir o lixo.
Existe uma lista do que é considerado orgânico e não-orgânico. Por exemplo, O ovo é orgânico. Mas a casca, é mais ou menos. Por isso, não pode colocar muita casca no lixo. Aí fico pensando. O que é muita casca?
Outro dia, deixei estragar 1 dúzia de ovos na geladeira. Será que isso é muita casca? Será que eu tenho que quebrar um por um e sofrer aquele cheiro horrível e separar o lixo-orgânico da casca, que até agora não sei se é carburante ou não-carburante? (Eu não pus a casca de ovo a prova de fogo ainda).
Mas se levar em conta a produção nacional de ovos e a quantidade de omeletes e bolos que as pessoas devem fazer por dia. As pessoas devem jogar muitas cascas de ovos. Então, a quantidade que eu jogo como lixo orgânico é ínfima. Aí, achei que este meu pensamento estava certo e joguei tudo como lixo orgânico. Até hoje não falaram nada, então, eu estava certa!!!
E chicletes? Eu sempre vejo as pessoas jogando chicletes como lixo carburante. Mas ele queima?
E ex-namorado? É Lixo orgânico ou carburante? Acho que depende do quanto ele te fez sofrer, né?
Bem, brincadeiras a parte. É muito chato separar lixo aqui no Japão. Saudades dos caminhões fedidos do Brasil, viu...
<< Home