Monday, January 22, 2007

A Cultura do Bentô



Sabe Kamisama do Bentô quando inventaram isso.
Não estou aqui para dar aulinhas de cultura hoje.

Bem, estou. Mas é que queria falar um pouco sobre os bentôs. As famosas marmitas bóia-fria do Japão. E como isso é popular aqui no Japão.

Dificilmente você encontra um monte de restaurantes self-service aqui como no Brasil. Mesmo porque a maior concorrente deles estão em casa.

É, isso mesmo. As mães, esposas, irmãs, maridos ou seja lá quem for preparam a marmita para o almoço. E isso não é privilégio de trabalhador de construção ou de lavoura. Dentro de uma empresa, do auxiliar até o executivo comem bentô.


Mas o bentô é tão famoso que na hora do almoço, muita gente compra bentô, ao invés de comer em algum restaurante. É claro que isso é peculiar daquela sociedade japonesa que fica o tempo todo no escritório trabalhando, até mesmo durante o horário de almoço. Mas os trabalhadores que trabalham durante o almoço no Brasil optam por comer salgados, lanches ou algo similar a china-in-box.

Não que tenha gente que não opte por comer fora ou pedir uma pizza. Mas o Bentô é muito mais popular do que essas porcarias.

No restaurante da faculdade, geralmente temos o Bentô pronto. Tem os "Dons" que são arroz com alguma cobertura em cima. Eu gosto do Mabo-doufu-don que é um Don com molho de Tofu picante. Gosto também dos "Katsudon" e "Karaage don" que são respectivamente Dons feitos de milanesa de carne de porco e frango a passarinho com um molhinho japones. Existem os bentôs de Hamburguer, Omuraisu e etc.

Mas os mais gostosos são aqueles preparados pelos maiores concorrentes dos restaurantes self-services e das lojinhas de Bento. Sim, aqueles feito pela mamãe ou por alguém, especialmente para você.

Quando era pequena, minha mãe costumava fazer Bentô pra mim. Era tão bom. Ela só colocava o que eu gostava. E o mais gostoso era comer com amigos ou quando estamos viajando.

Ah e, falando em viagem, aqui no Japão existem os "Eki-Bens". Não, não é um Bentô com um relógio bem grande. É uma abreviação de "Eki Bentô", ou seja, Bentô de estação de trem. Cada estação de trem tem um Bentô típico que representa a região ou possui alguma história por trás. O de Toyama, por exemplo, é o "Masu no sushi". É um sushi prensado. Muito gostoso. Existem uns bentôs caros também. Por exemplo em Kanazawa existe um bento que custa ínfimos 100 dólares. Haja bóia-fria rico, hein? Eu não me lembro do nome do bichinho, mas é que Kanazawa era uma das maiores cidades com "sacas" de arroz - medida de riqueza - na era Tokugawa. E dizem que o povo de lá adorava luxo e tinha um espírito bem consumista.

Óia o Masuzushi aí em cima!

Bem...eu também faço meus bentôs. Mas eles custam mais ou menos uns 100...100 ienes (2 reais, aproximadamente). Para mim, o Bentô é uma forma de economizar. Por isso, como estou pobre ultimamente, ando fazendo muito Bentô. A minha marmitinha é minha companheira. Não vivo sem ela. Se ela me abandona, eu abandono o mundo também...

Oia o meu bentobako do Snoopy aí em cima. Hoje teve salsichas e Shitake com Cenoura Sautê! :D


Mas dá saudade do bentô gostoso da mamãe, viu...